domingo, 8 de junho de 2008

Casamento ruim causa problemas no coração

Não, não são só as suas emoções que ficam em frangalhos. O órgão que comanda seu organismo também pede socorro Ao contrário das recentes pesquisas, um casamento (digamos fora dos eixos) causa problemas de saúde sim! É o que especialistas da University College em Londres descobriram esta semana.
Os pesquisadores ingleses analisaram a vida emocional de nove mil funcionários públicos durante 12 anos e verificaram que uma relação problemática traz malefícios para o coração, aumentando em 35% o risco de um dos parceiros sofrer com algum dos males relacionado ao órgão. Pequenas ou grandes discussões, brigas constantes, críticas do parceiro ou até mesmo outros conflitos são desencadeadores do problema. O que acontece é um “desgaste” do sistema cardíaco causado pelas mudanças emocionais. “A exposição constante a ansiedade e ao estresse tem uma correlação direta com os problemas do coração. Os dois fazem com que nosso organismo libere hormônios, como o cortisol, que pode provocar um ataque crônico ao coração”, comenta o cardiologista Túlio Anthony Costa de Medeiros, chefe do Pronto-Socorro do Hospital Bandeirantes (SP).
Na verdade, o fato já é um velho conhecido da classe médica. Problemas emocionais refletem diretamente na saúde do corpo. E não importa se o seu conflito está em casa com o marido, com os filhos, com um emprego que te suga as energias. Emoções negativas como o estresse, a ansiedade ou constantes críticas podem sim gerar algo mais sério para a sua saúde. “Já sabemos que estes sentimentos descontrolam a pressão arterial e podem provocar infarto e também, derrame cerebral”, acrescenta o cardiologista.
Livre-se do malAgora, se o seu casamento está indo de mal a pior e você não vê saída, procure um psiquiatra para não acabar tendo alguma doença cardíaca. Mas, se for algo que você pode mudar, preste atenção nestas dicas:
- Faça caminhadas pelo menos duas vezes por semana. Separe meia hora do seu dia e do dia do seu marido para andarem juntos por um parque. E sem brigas!- Converse sobre amenidades do dia-a-dia, sem que seja algo estressante.- Dê uma pausa para vocês. Façam algo que dê prazer. Se adoram dançar, saiam e curtam a noite. Ou então, separem uma música gostosa para dançar em casa mesmo – desde que seja um ambiente mais tranqüilo.- Corte de vez o cigarro de sua vida. A gente nem precisa dizer que ele faz um mal danado para a sua saúde.- Ingira alimentos mais saudáveis e evite as gorduras trans.- Se você tem tendência para ter hipertensão arterial, faça o controle periódico da pressão.- E, acima de tudo, relaxe!! Deixe sua vida fluir com mais tranqüilidade e com leveza. De que adianta você se estressar e aborrecer a pessoa que escolheu para viver o resto de sua vida? Pense um pouco...
Por Katia Deutner

Nenhum comentário: