sexta-feira, 20 de junho de 2008

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA CIDADE TABAJARA (EQUIPE 1)

Relatório referente as atividade realizadas na Unidade de Saúde da Família Cidade Tabajara (Equipe 1) como requisito para conclusão do estágio curricular do 9º Período de Bacharelado em Enfermagem da FUNESO, sob a supervisão da Professora Luciana Menezes de Freitas.




1. APRESENTAÇÃO
1.1 Localização da Unidade de Saúde
Unidade de Saúde da Família localizada na Rua Nevada, nº 100, bairro de Cidade Tabajara, Distrito Sanitário II do município de Olinda. Unidade com uma vasta área de abrangência subdividida em oito microáreas.

1.2 Período e Horário do Estágio
Estágio curricular com carga horária total de 400 horas realizado no período de 18 de fevereiro a 19 de junho de 2008, durante o turno da manhã, das 7h às 12h, contabilizando 25h semanais.

1.3 Preceptora da Unidade
A Unidade de Saúde da Família em que foi realizado o estágio é gerenciada pela Enfermeira Laura Ladjane Freire Vasconcelos.

1.4 Professora Supervisora
A supervisão do estágio curricular I em Unidade de Saúde da Família foi realizada pela Professora Luciana Menezes de Freitas.

2. Desenvolvimento do Estágio
2.1 Pré-natal
As consultas de pré-natal eram realizadas na quinta-feira pela manhã, sendo avaliadas de 6 a 9 gestantes por semana. As consultas subseqüentes, dependendo da idade gestacional; eram realizadas após um mês, quinzenalmente e semanalmente. As consultas seguiam o Manual técnico de Pré-natal e Puerpério, sendo realizados a anamnese através do exame clínico da gestante e entrevista. Eram solicitados os exames de rotina (Hemograma, CS, VDRL, Sorologia para HIV, Toxoplasmose, Rubéola, CMV, sumário de urina), USG obstétrica, e imunização (com dT, se necessário). A conduta respeita o mesmo protocolo, onde a enfermeira transcreve alguns medicamentos (como ácido fólico, sulfato ferroso, antibiótico) e as orientações quanto ao pré-natal, parto e puerpério.

2.2 Puericultura
Na USF Cidade Tabajara I, a puericultura é realizada no período da manhã nas segundas-feiras. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é esquematizado de forma captar as crianças de baixo peso, ou diagnosticar precocemente algumas afecções que acometem as crianças. Havia muitas intercorrências, ou seja, crianças que chegam por demanda espontânea com algum desconforto também eram atendidas. Dependendo do problema, era encaminhado para a médica da equipe. Os Neonatos e as crianças eram examinados e avaliados conforme preconiza o Ministério da Saúde, no Caderno de Atenção Básica, Saúde da Criança – Acompanhamento e desenvolvimento, além do exame físico, conferência das vacinas e aferição antropométrica é realizada a correção da curva de peso x idade e a curva de perímetro cefálico, e pesquisa dos reflexos para bebês até o segundo mês. Dependendo do caso atendido as consultas subseqüentes eram agendadas para o próximo mês.

2.3 Citologia Oncótica
Na USF Cidade Tabajara I, os exames de coleta de material para citologia oncótica, eram realizados nas quintas-feiras à tarde, por este motivo, minha oportunidade de participar dessa atividade ficou limitada a apenas uma tarde. Além da coleta do material, é realizado uma pequena entrevista, de modo investigar alguma queixa que a paciente venha a apresentar.
Devido às férias da preceptora na Cid. Tabajara, fui realocada em Jardim Brasil II, onde essa atividade também é realizada pela manhã, dessa forma pude realizar a técnica de coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa, ectocérvice, e outra da parte interna, endocérvice. Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo por meio de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical. Onde as lâminas eram enviadas ao laboratório e o resultado saía em torno de um mês. As USGs eram encaminhadas para serem realizadas em outras unidades que fornecessem o serviço. A paciente era informada quanto ao retorno após um mês para receber o exame.

2.4 Hiperdia
Na USF Cidade Tabajara I o Hiperdia era realizado em forma de grupo, nas manhãs das terças-feiras, sendo 2 micro-áreas por casa reunião, onde se discutia principalmente acerca da prevenção das complicações, da finalidade dos exames, da importância do auto-cuidado. Neste programa, foi onde realizei educação em saúde mais ativamente.

2.5 Tuberculose
O Programa de Controle da Tuberculose foi um dos que eu menos tive oportunidade de conhecer, pois não realizamos nenhum acompanhamento, porém em certa ocasião realizou-se uma visita de enfermagem para acompanhamento de uma paciente em segundo mês de esquema RIP, onde já estava sendo trocado para esquema RI, a paciente estava apresentando artralgia (efeito adversos à Pirazinamida), onde foi discutida a utilização do Acido Acetil-salissilico e ainda o cadastramento da paciente para o recebimento de cesta básica. Numa segunda ocasião a visita teve o intuito de pesquisar a infecção na chefe da família e seus contatos, foi solicitada a baciloscopia do escarro, e inclusão da paciente para acompanhamento.

2.6 Hanseníase
O Programa de Combate a Hanseníase foi o que eu menos tive oportunidade de conhecer, pois não realizamos nenhum acompanhamento, porém em certa ocasião participei de uma consulta de enfermagem que culminou com o exame dermatoneurológico e solicitação de baciloscopia. Em complementação ao programa discutimos certo momento acerca de alguns aspectos do Guia de Combate a Hanseníase.

2.7 Vacinação Domiciliar
Por ocasião da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, particularmente tive dois momentos distintos na pré-campanha estava lotada na USF Jardim Brasil II, bem como na campanha, já na pós-campanha pude retornar à USF de origem. Porém em ambos realizei a vacinação de idosos acamados e/ou sem condições de locomoção que aceitaram ser vacinados, onde também pude aproveitar para realizar um pouco mais de educação em saúde.

2.8 Educação Para a Saúde
Em todas as consultas de enfermagem e no próprio posto, na sala de espera, além das dúvidas dos pacientes, era sempre enfatizado algo pertinente à educação para a saúde.

2.9 Outras Atividades
O Programa Nacional de Imunização, para mim, foi bem explorado, tive a oportunidade de fazer todas as vacinas do esquema básico. E ainda participei das duas campanhas que foram realizadas pelo Ministério da Saúde durante o período de estágio: a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e a Campanha de Nacional de Multivacinação, das quais participei como vacinadora.
Realizei também diversas vezes curativos simples, que eu acho muito importante, exatamente pela simplicidade da lesão, pois nas unidades terciárias aprendemos a realizar curativos complexos com uso de produtos de ponta, e por vezes podemos ficar meio perdidos em frente a uma pequena lesão que requer cuidados mínimos.
E a administração de medicamentos por via IM, que geralmente eram Penicilina Benzatina e Anticoncepcional Injetável.
Freqüentemente realizamos visitas de puerpério, onde era avaliado na mãe: as mucosas, secreção láctea, edemas, pressão arterial, ferida operatória ou episiotomia ou correção de laceração (se houver); no bebê: as fontanelas, mucosas, nódulos, abdômen, coto umbilical, genitália e membros. Avaliavamos também a higiene pessoal da mãe e ambiental para poder fazer as orientaçãoes pertinentes às necessidades. Nessa ocasião sempre havia a oportunidade de orientar a mãe quanto a importância do aleitamento materno exclusivo, contra indicando chás, água e sucos antes do 6º mês.


3. PLANO DE AÇÂO - IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E PROPOSTAS DE MUDANÇA

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